Buscar
25/10/2011 | 11h12

Técnica Rural: aprenda como construir uma chocadeira manual elétrica

Equipamento que otimiza produção de ovos pode ser facilmente construído na pequena propriedade, com baixo custo para o produtor

  • Enviar

Com o aumento da renda da população no país, o consumo de carnes também se ampliou. A avicultura colonial, que sempre teve um custo mais baixo, foi um dos setores que mais se beneficiou com a boa economia.

– Nesses últimos anos, a população está procurando uma carne de melhor qualidade, de melhor sabor. A agricultura colonial e a venda de produtos coloniais é hoje um grande filão do mercado – afirmou o técnico rural, João Francisco da Silva Gomes.

Para otimizar a produção das matrizes, o uso de chocadeiras é um excelente artifício. No caso das galinhas caipiras, no sistema de incubação natural, cada animal pode chocar, em média, 15 ovos por vez. Já com uma chocadeira, o número pode ser bem superior. Mas a maior vantagem é que a matriz volta mais rapidamente à postura e existe uma diminuição do ciclo reprodutivo para 26 dias. Segundo a Embrapa, o número de ciclos anuais por matriz praticamente dobra.

O valor de uma chocadeira para 60, 70 ovos no mercado é, em média, R$ 400, mais o transporte. Contudo, o equipamento pode ser facilmente construído na pequena propriedade e com baixo custo para o produtor.

– Se o produtor for construir, ele compra o termostato, e o resto ele encontra na cidade ou aproveita da propriedade. Paga-se um custo bem inferior, de, mais ou menos, R$ 100.

Para a construção da chocadeira é necessário madeira, pregos, lâmpadas, soquete de cerâmica ou porcelana, fios, um termostato, bandejas, tela de metal ou sombrite e ferramentas para a construção, como serrote, martelo, chaves de fenda, alicate e furadeira.

>> Confira no Técnica Rural como construir uma chocadeira manual elétrica


>> Assista todos os programas Técnica Rural na Central de Vídeos

CANAL RURAL

  • Enviar
comentários (34)
  • Antonio Inácio Pereira Rodrigues

    Desejo receber no meu email a informação passo a passo como fazer uma chocadeira para mais ou menos 80 ovos.

    31/08/2014 | 16h56
  • lucas Êutico

    Boa tarde a todos, Parabéns pela matéria, muito boa mesmo, gostaria de saber se tem algo para mandar por Email, porque aqui na minha cidade nao consigo encontrar materias como termostato . lucaseutico@gmail.com Grato lucas êutico

    20/08/2014 | 15h59
  • elisangela delgado vilas boas

    Ola;gostei mto da sua materia ,mas gostaria de tirar uma duvida chocadeiras vem de fabrica com temperatura de 37.7 e segundo no manual ,fala que e a temperatura ideal ,mas ja adiquiri 2 de marcas diferentes e tiveram baixa eclosao,posso regular ela como vc mostra no vidio ?Anteciosamente Elsangela

    11/06/2014 | 22h10
  • Paulo Sergio Peremida

    Boa tarde a todos, Parabéns pela matéria, muito boa mesmo, gostaria de saber se tem algo para mandar por Email. sitiosantainesperemida@hotmail.com Grato Paulo

    22/04/2014 | 14h40
  • leomar sousa da silva

    Gostaria q enviasse-me o manual de como fazer chocadeiras manuais, elétricas e digitais. Agradeço mto.

    18/03/2014 | 13h59
  • Bruno bastos sousa

    Minha grade de rolar os ovos ela tá um pouco enferrujada faz mall aos ovos..eu uso duas lampadas como fonte de calor de 25 w..tabém coloco uma bandeija de agua morna para a umidade da chocadeira..e eu controlo a temperatura com tampões aii vou tampando os buracos até chegar a temperatura dessejada.ela varia de 37,5 a 38 graus prejudica os ovos neste espaço de variação?..coloquei uma placa de papelão em baixo da luz para que o foco da luz n prejudique os ovos que estiverem embaixo..fiz quatro orificios de 3 cm em cima e quatro em baixo sendo os debaixo um pouco maior..e dois orificios de 2cm em uma lateral e na outra lateral um orificio de 2cm.a minha bandeija e de vidro faz diferença?..avalie minha chocadeira manual que descrevii e ve se ta tudo correto..rsrs desde já agradesço.

    24/12/2013 | 00h11
  • Ari Ramalho

    Olá pessoal do tecnica rural! Estou aqui para agradecer.Eu fiz a cocadeira com resto de madeira que tinha aqui em casa.Use o termostato digital.E no lugar das lampadas eu usei resistencia de 200w.Custo de R$ 88,00O resultado foi excelente,21 dias depois nasceram os pintinhos.Muito obrigado!!!!

    16/12/2013 | 08h25
  • Adonir Oliveira de Oliveira

    Gostaria de saber a distancia dos furos laterais e quantos devo fazer, pois tem vários dias que não consigo assistir o vídeo. Obrigado

    13/11/2013 | 21h51
  • José Inácio Konzen

    Assim como os demais comentários considero esta matéria/vídeo muito útil para a agricultura familiar e muito bem feita. Se pudesse ser enviado um manual ou polígrafo ilustrando um roteiro de construção da chocadeira seria o ideal para facilitar a contrução.

    23/10/2013 | 12h39
  • Emilio Roberto Topel Konrath

    No acabendo da chocadeira, feita em madeira ou em compensado, eu utilizaria óleo de linhaça ou de mamona. É um acabamento fácil de fazer, atóxico e quase sem cheiro.

    23/10/2013 | 08h36
  • HANAC BREMMER FRANCO BARREIROS

    Ola amigo, gostei muito da chocadeira. Gostaria do projeto da chocadeira de 260 ovos a capacidade das lampadas a distancia de uma para a outra e quantas foram usadas se posivel! agradeço desde já amigo! abraço forte

    29/09/2013 | 00h25
  • Élcio de Oliveira Chaves

    Materia espetacular, sou técnico em agropecuária e fiscal do Inst. Min. de Agrop. a mais de trinta anos, já vi outros modelos de chocadeiras domésticas e para ser franco este foi o primeiro que me agradou. Gostaria muito de saber como conseguir material impresso sobre o assunto, com mais detalhes.

    16/09/2013 | 19h12
  • lunguinha josefa gomes

    gostaria de receber dicas de como construir uma chocadeira.obrigado.

    09/09/2013 | 10h02
  • Julio Werner Martins

    Gostei muito da matéria e fácil assimilação. Porem estou com dificuldade para encontrar o termostato.Tem outro tipo que possa ser utilizado?

    23/08/2013 | 20h33
  • Jonas Nardi Zancan

    Favor tem como enviar esse modo de construçao da chocadeira, por email, para impressao.

    15/08/2013 | 16h29
  • Adilio Lima dos Santos

    Gostei muito da matéria e gostaria se possível receber um material de como fabricá-la via e-mail. Ficaria muito agradecido.

    09/08/2013 | 09h03
  • amarildo inacio freitas

    gostaria de receber via email passo a passo como montar uma chocadeira para 260ovos

    25/07/2013 | 00h23
  • frank sinatra nunes silva

    gostaria muito de recebe uma apostila ou algo parecido, ensinando passo a passo como fazer a chocadeira para esse E-mail Frank_2nunes@hotmail.com... Grato desde já a todos....

    17/07/2013 | 12h27
  • Paulo Fusieger

    Gostaria de receber via e-mail o passo a passo da construção de uma chocadeira para 50 ovos. Grato.

    02/07/2013 | 21h54
  • MichelineSeidel Caetano de Souza

    Boa noite!! Muito boa essa chocadeira.Gostaria de receber o manaul de como fazer essa chocadeira.Como posso conseguir? Desde já agradeço Micheline

    24/06/2013 | 22h15
  • valter fachini

    Parabens pela matéria! Se possível gosta de receber algum material didatico referente a construção da chocadeira. Muito obrigado!!!

    01/06/2013 | 20h23
  • elisandra gomes da silva

    Gostaria de receber planfeto ou manual para construir uma chocadeira pequena para mais ou menos 50 ovos

    15/05/2013 | 17h00
  • Leandro Alberto Quednau

    Olá a todos, por acaso alguém recebeu o folheto que alguns amigos do blog pediram ? Como deve ser feita a solicitação deste folheto ?

    14/05/2013 | 15h32
  • Inacio Darlindo Maria Veloso

    Gostaria de receber folhetos com medidas para fazer chocadeira

    08/05/2013 | 10h59
  • marcos vinicius

    gostaria de receber ór e-mail manual de como fazer uma chocadeira

    26/04/2013 | 16h01
  • SALETE MORAIS GOMES

    GOSTARIA DE RECEBER FOLHETOS COM MEDIDAS PARA SE FAZER A CHOCADEIRA

    03/04/2013 | 15h49
  • aecio

    amigo a maioria diz que a temperatura ideal e 37.5 a 37.8 na chocadeira de izopor o podes me dizer pois fiz uma de izopor,desde jà agradeço a atençao

    04/03/2013 | 22h17
  • mauricio nascimento

    Favor tem como enviar esse modo de construçao da chocadeira, por email, para impressao.

    04/03/2013 | 22h05
  • Joanilson de Assumpção

    Olá, boa tarde! em primeiro lugar gostaria de parabeniza-los pela apresentação. Gostaria de saber se é possível enviar o passo a passo de como construir esta chocadeira. Desde já agradeço pela atenção.

    13/01/2013 | 16h43
  • Adair de Azevedo Duarte

    gostaria muito de receber panfleto de como fazer uma chocadeira

    06/01/2013 | 21h56
  • Adair de Azevedo Duarte

    gostaria de receber ór e-mail manual de como fazer uma chocadeira

    05/01/2013 | 03h23
  • Oscar ribeiro de jesus

    Gostaria de receber planflêtos sobre como fazer choçadeira elétrica caseira. Aguardo a resposta. Obrigado

    26/11/2012 | 10h54
  • CARLOS ALBERTO LOPES DE AZEVEDO

    GOSTARIA DE RECEBER SE FOSSE POSSIVEL O PASSO A PASSO DESTA CHOCADEIRA E TAMBEM TODAS AS MEDIDAS, E INFORMAÇÕES NECESSARIAS PARA QUE EU A CONSTRUA E QUE OS OVOS ECLUDA.

    22/10/2012 | 12h46
  • wallace moreira

    Gostaria de saber como fazer a instalacao deste termostato de aquario na minha chocadeira que é de resistencia , pois comprei um termostato capilar destes de fritadeira,mas a variacao de temperatura dele é muito grande entorno de 4 graus. Obrigado e aguardo.

    23/09/2012 | 22h43
carregando...
Esalq/USP oferece cursos de MBA a distância em Agronegócios, Agroenergia e Gestão Estratégica (Reprodução)

Cursos de MBA a distância da ESALQ/USP recebem inscrições

Programas são oportunidade para quem busca qualidade de ensino com praticidade

Resumo de Cotações

R$ / @ FOBAtualizada em:
23/09/2014 às 15:00
  • UF
  • Praça
  • Compra
    • MA
      • Balsas
      • 51,00
    • PR
      • Cascavel
      • 58,00
    • MS
      • Dourados
      • 57,00
    • RS
      • Passo Fundo
      • 57,50
    • MT
      • Rondonopolis
      • 56,00
    • GO
      • Rio Verde
      • 55,00
    • SP
      • Bebedouro
      • 57,00
    • TO
      • Pedro Afonso
      • 50,00
Ver mais dadosDisponibilizado por Safras & Mercado

BOLETIM

(Divulgação/RuralBR)

ANUNCIE NO RURALBR

Você pode anunciar em todo o portal. Confira nossos formatos de publicidade

(Canal Rural)

VOCÊ NO RURAL

Conheça as nossas vagas e faça parte do principal
veículo de comunicação do agronegócio do país

(Divulgação/clicRBS)

Canal Rural NO TWITTER

Siga o @canalrural e receba as dicas e atualizações em primeira mão, diretamente no seu twitter

Próximas transmissões

(divulgação)

Leilão Parceria Genética e Convidados

  • Data:  11/10
  • Início:  19h
  •  
  •  
C2Rural - Transmissão e evento de leilões.  Veja mais
 
(Divulgação/RuralBR)

FEEDS RURALBR

O noticiário do portal RuralBR também está disponível no formato RSS. Confira os canais disponíveis

Canal Rural possui diversas formas de interação com o público (Canal Rural)

Fale com o Canal Rural

Você pode enviar suas sugestões de reportagem para nossa equipe

Canal Rural